sexta-feira, 4 de abril de 2008

Regência verbal

Verbos:

1ºNamorar-V.T.D
ex:
Quer namorar comigo?(errado)
o certo é:Quer me namorar?

2ºPisar-V.T.D
Ex:
Pisou na grama(errado)
Pisou a grama(certo)

3ºSimpatizar/Antipatizar - V.T.I
obs:Só podem ser usados com "com"
Ex:Simpatizo com sua causa

4ºPrecisa
4.1- Com sentido de marcar com exatidão - V.T.D
Ex:Precisei o alvo
4.2 - Ter precisão - V.T.D ou V.T.I
obs:não é verbo bitransitivo
ex:"Preciso dinheiro" ou "Preciso de dinheiro"

5ºAspirar
5.1 - Cheirar,sorver,respirar - V.T.D
ex:Aspiro o ar
5.2 - Desejar - V.T.I
Ex:Aspiro à presidência do clube
Obs:O verbo aspirar como V.T.I não aceita o "lhe" como objeto indireto.
ex:Aspiro ao 1º cargo>>Aspiro a ele

6ºAgradar/Desagradar-V.T.I
Ex:Agradei ao pai
Obs:Podem ser usados como v.t.d se indicarem afetividade,carinho
ex:Agradei o pai com beijos

7ºQuerer
7.1 - Desejar -V.T.D
Ex:Eu quero um beijo
7.2 - Ter afeto - V.T.I
ex:Quero bem aos meus pais

8ºAvisar/Informar/Notificar/Ensinar/Certificar/Cientificar - V.BI
ex:Avisei-lhe que sua mãe morreu


Obs:Os verbos obedecer,desobedecer e responder são v.t.i,mas admitem a voz passiva analítica
Obs:V.T.I não admitem voz passiva analítica
ex:A nota foi aspirada por mim

Nenhum comentário: